Clube da Menô

A minha vida só é possível incrementada!

Textos


OUTUBRO ROSA - DESBOTADO
COMO SE BENEFICIAR COM CÂNCER DE MAMA

Gente, eu pasmo com certas coisas que acontecem. A notícia mais recente nos jornais é de uma mulher que se passava por obstetra, atendendo numa clínica num dos bairros mais nobres do Rio de janeiro. Barra da Tijuca.

Parece que a dona quase matou uma paciente, justamente por não ter diagnosticado uma gravidez tubária, com hemorragia interna na pelve. E foi a própria paciente que desconfiou que a tal mulher era uma falsa médica.

Não é muito diferente do que acontece hoje em dia com os ginecologistas e obstetras que são substituídos por enfermeiras que não entendem de absolutamente nada de medicina, muito menos da especialidade, respaldadas pelo GOVERNO, nas clínicas da Família. Fora isto, colocam clínicos, os médicos generalistas, para fazerem gineco e obstetrícia. Eles são piores que as enfermeiras! São, da mesma forma que o Sistema de Saúde, colaboradores para o prejuízo da saúde feminina. Todos amparados pela lei...

Existem regras, mesmo que capengas, para o exercício da ginecologia e obstetrícia por outros profissionais da saúde. NÃO FUNCIONA! É SÓ PRA INGLÊS VER.

Piorando a situação, em plena campanha contra o câncer de mama, neste nosso outubro rosa, aparecem na Internet vídeos de uma médica especializada em ultrassonografia que diz, com aquela cara de enfermeira nazista, que mamografia mata pela irradiação e espremer as mamas no mamógrafo dissemina um possível câncer.

A doutora se acha o máximo na ultrassografia (só ela consegue detectar cânceres em fase inicial pelo método) e utiliza condutas europeias, distantes da nossa realidade e distantes do que preconiza a Sociedade Brasileira de Mastologia. Portanto, ela é antiética e dá meias informações às mulheres do país; confunde a população. Com toda a sua cultura e tecnologia, está escorregando na maionese e faz mais mal do que bem.

Existem os médicos falsos, existem os médicos verdadeiros, mas parece que todos querem aparecer a qualquer custo, extrapolando o ridículo ou querendo lucrar de alguma forma, mesmo matando os outros.

Somos nós, médicos comuns, especialistas (e muito bons), batendo na mesma tecla todos os dias, cumprindo protocolos, estudando cada caso. usando também nosso bom-senso e experiência, que conseguimos salvar vidas. O resto se aproveita geral!

É preciso que cada mulher deste mundo tenha o seu ginecologista - ou um serviço público com ginecologistas bons. O atendimento individual, a anamnese e o exame físico são tudo. Daí começa a investigação. Se a mulher for atendida por LEIGOS de nada vai adiantar no diagnóstico precoce de qualquer coisa, muito menos de câncer de mama. No sistema de saúde pública no Rio de Janeiro não existe a menor condição de salvarmos todas as mulheres, em hipótese nenhuma.

Eu tenho uma responsabilidade com as pessoas com quem lido e de quem cuido. Toda vez que eu vir em minha ppágina algum palpite ridículo, vou deletar. Como eu não posso estar atenta a tudo que se divulga, por favor, perguntem a mim em off, pois o que mais aparece na Internet é "curioso" - ou gente com alguma intenção escusa, e que está a fim de iludir pessoas.

No meio desta zona uma médica, mesmo muito boa no que faz através da ultrassonografia, vem queimando "seu filme", falando merda pra população. Naturebas só irão se salvar se conseguirem uma consulta com ela. O resto vai morrer pela mamografia!

Ginecologista é considerado o prostituto da medicina até o momento em que só ele, o bom Especialista, vai ser necessário pra elucidar um caso. O PROBLEMA É QUE O GINECO É O MÉDICO DA PREVENÇÃO. NÃO É MÉDICO SOMENTE PRA TRATAMENTO, MUITAS VEZES EM SITUAÇÕES AVANÇADAS.

Não existe uma ultrassonografia de mamas que substitua a mamografia. Toda mulher a partir de 40 nos tem que fazer mamografia e ultrassonografia das mamas periodicamente, de preferência todos os anos. Agora, quem vai dar laudos, eu não sei se vai ser bom, muito menos saberei se as mulheres estarão sendo acompanhadas por médicos de gabarito.

Eu posso ter deixado de diagnosticar cânceres, mas aconteceria em qualquer lugar, em qualquer pais, com qualquer médico. Eu sou muito consciente da minha função. Jamais eu deixo passar algum detalhe. Sempre traço alguma conduta para cada pessoa. Sempre indico os serviços de imagem melhores ou com alguma qualidade. Nesses serviços ninguém vai ter a cara de pau de aparecer na INTERNET DIZENDO QUE DESCOBRIU A PÓLVORA E QUE MAMOGRAFIA MATA.

Cuidado com quem se consultam. Cuidado também com o que veem na Internet.






























































































cleardot.gif
Leila Marinho Lage
Enviado por Leila Marinho Lage em 08/10/2016
Alterado em 08/10/2016



Site do Escritor criado por Recanto das Letras